18 de setembro de 2008

A Paixão pelo saber

assinaturas personalizadas

Sócrates, filósofo grego que viveu entre 470 e 399 a.C, afirmou: “ Só sei que nada sei”. Esta frase famosa e vulgarmente utilizada, reflecte uma posição de humildade, face ao saber, como algo que está fora de nós, que não possuímos mas que devemos amar, buscando-o incessantemente.
A procura do conhecimento, como algo que nunca se possuí, transforma a forma como direccionamos a nossa vida e as nossas reflexões, numa manifesta vontade de aprender em cada momento, com cada experiência nossa e também com a dos outros.
Num mundo tão vasto, a capacidade criativa do homem e da natureza, acrescentam a cada segundo um universo de saberes e novos mistérios que nos deve impulsionar constantemente para a descoberta.
É esta paixão pelo saber que queremos que crianças e jovens sintam , que todos nós devemos cultivar, abdicando de posturas egocêntricas de sabedoria suprema ou da resignação da própria ignorância.
Ignorantes sim! Porque para além do facto de se ter consciência que nada se sabe, ser o primeiro passo para se procurar o conhecimento, ao assumirmos interiormente a postura humilde da aprendizagem, ficamos disponíveis para a vida e para tudo o que ela tem para nos ensinar.
E há tanto para saber…..

SABER SER... SABER ESTAR ; SABER SENTIR... SABER DAR;
SABER SABER… SABER FAZER;
SABER APRENDER…SABER EVOLUIR.




Sem comentários: