21 de novembro de 2011

O eco das palavras dos poetas




Hoje acordei dentro de uma nuvem cheia de palavras.

Cheia de pedaços de poesia que se soltavam da folhagem das árvores de uma floresta de papel que também existia dentro dessa nuvem. Toquei-lhes com o maior cuidado, não fossem elas, as palavras, serem como os sonhos que se esquecem quando os queremos realidade.
Mas não….
Aconchegaram-se como meninas, dentro de mim. Ou eu dentro delas, já não sei...

Quem sabe onde mora o eco das palavras dos poetas?

Juraram que se ouvissem Fantasie-Impromptu de Chopin, renasceriam como borboletas e todos os dias pela manhã, na beira da minha janela, ronronaria um gato e cantariam poemas que, sendo tão puros, simples e límpidos como água, dariam ao meu acordar, a melodia harmoniosa dos rios e das fontes e de todas as paisagens que nascem dentro dos olhos, ou flutuam na alma vindas da espuma do mar. Disseram também, que me trariam um campo de girassóis, um punhado de memórias, uma grinalda de algas ou então,  searas de versos para eu reinventar.
Hoje, quando acordei,  no livro de poesia ao meu lado; No Espanto Das Mãos - O Verbo,  da minha querida amiga Lídia Borges  as palavras aguardavam apenas os primeiros acordes do piano,  para me dizerem da nova sonoridade que semearam dentro de mim. 

À Lídia, os meus parabéns! 
A sua poesia  iniciou  um novo e merecido voo.
Muitos outros lhe desejo.
Por cada um a aplaudo, honrada pelo privilégio de a ler
e de ontem ter estado ao seu lado.


11 comentários:

Nilson Barcelli disse...

Dar os parabéns como o fizeste pela publicação de um livro, não é para qualquer um. Só está ao alcance de quem já é escritor, como é o teu caso. Porque o texto que elaboraste é excelente. E a música é de sonho, muito apropriada.
Ainda que a Lídia não seja "qualquer um"... é uma escritora madura da qual eu gosto muito.
Querida amiga Mª João, tem uma boa semana.
Beijos.

Filoxera disse...

Uma ternura, este teu post de amizade poética...
Beijos.

Cris Tarcia disse...

Maria João, poema encantador, como sempre.

Beijos

AC disse...

Maria João,
Partilho a admiração pela Lídia e pela sua enorme capacidade de poetisar.

Beijo :)

Anna disse...

Para além da honra de ter estado também ao lado da Lídia, tive o privilégio de te conhecer. Que dia feliz, ontem!

Beijo, Maria João :)

Unknown disse...

Parabéns à Lídia, e a ti pela forma carinhosa e maravilhosa com que lhe dás os parabéns!

Beijinho,
Ana Martins

Bergilde disse...

Bela e delicada a sua homenagem a quem de fato merece essas palavras.
Abraços,

Mar Arável disse...

Um beijo bordado a linho
as belas palavras dirigidas à Lídia
poeta incontornável

Pena não ter me libertado
para conhecer pessoalmente as duas

Bj

Rosa Carioca disse...

Que linda homenagem e que maneira bonita de apresentar um livro.

Lídia Borges disse...

Sou eu, aqui?
Não sei, não sei se esta música é a minha, se esta água brotou da minha fonte para regar estes teus versos... Não sei!

Sei que estou feliz e conheço os responsáveis maiores deste estar feliz.

O meu imenso obrigada! E é tão pouco...

Beijo

Virgínia do Carmo disse...

A escrita da Lídia é muito bela. Um beijinho para ela e outro para ti, querida João, pela tua alma imensa.